Clínica de Recuperação Nova Esperança
HOME INSTITUCIONAL UNIDADES PROFISSIONAIS TRATAMENTO IMPRENSA CONTATO

Tratamento: Nova Esperança e Narcóticos Anônimos

A Comunidade Terapêutica Nova Esperança adota como metodologia de trabalho uma abordagem psicoterapêutica, associada ao Programa “Doze Passos” dos Narcóticos Anônimos (NA), sociedade mundialmente reconhecida de ajuda na recuperação de usuárioss. A dependência química não tem cura, mas pode ser mantida sob controle para que a pessoa tenha uma boa qualidade de vida.

Com uma equipe de profissionais especializados da área da saúde, que inclui médicos, psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais, a Nova Esperança acompanha o paciente em todos os seus aspectos, desde o momento em que ele chega à comunidade até o período de monitoramento, pós-alta. Além disso, a clínica oferece apoio aos familiares, orientando-os na conduta durante o tratamento do adicto.

O foco do tratamento aqui é a mudança do estilo de vida, a aquisição de bons hábitos para o cotidiano, o que exige um período de adaptação de no mínimo seis meses. O tratamento é individualizado e o caminho da recuperação é definido pelo desempenho do próprio paciente, sob supervisão de uma equipe multiprofissional. A convivência com outros dependentes, a rotina e o programa de atividades preparado pela Nova Esperança facilitam a adaptação e contribuem para a integração do paciente ao grupo.

Para garantia de bons resultados no tratamento, a Nova Esperança opta pelo regime de internação dos dependentes químicos, porém de forma voluntária, ou seja, para as pessoas que se dão conta de que perderam o controle, colocando em risco a própria vida ou a vida de terceiro. O desejo de se tratar é um dos passos mais difíceis de ser dado, mas é também um dos mais importantes de todo o tratamento.

Fazem parte dos meses de tratamento:
• Exames médicos
• Avaliações psicológicas
• Orientações para mudança de comportamento
• Participação em palestras de conscientização
• Sessões de vídeos e filmes
• Sessões de relaxamento
• Oficinas terapêuticas de artes
• Incentivo à prática de atividades físicas (musculação e piscina)

Quando o paciente passa pela desintoxicação, recupera a autoestima, sente-se capaz de controlar suas vontades e, sobretudo, recebe alta da equipe multidisciplinar, ele é encaminhado para grupos de apoio externos.

Em alguns casos, é indicado voltar à clínica para reforço do tratamento, reavaliação com psicólogos e consultas ao psiquiatra. Para muitos, é difícil conviver com a abstinência e adotar para sempre um novo estilo de vida. A Comunidade Terapêutica Nova Esperança acredita que isso é possível. e trabalha com paixão para ajudar.

Espiritualidade

Na Nova Esperança, todos os dias o paciente reserva um tempo ao desenvolvimento de sua espiritualidade. Nas sessões de relaxamento, silêncio e meditação, o dependente químico entra em contato consigo mesmo e com Deus (seja ele Católico, Evangélico, Budista...) ou simplesmente com o poder superior no qual acredita. Nas sessões de leitura, cada um faz sua interpretação da mensagem do dia.

A Comunidade Terapêutica Nova Esperança não adota nenhuma religião em particular.

 

Copyright © 2010 Grupo Nova Esperança - Todos os Direitos Reservados    |    Desenvolvido por Company D'Vale